11 dezembro 2014

{Aqui em casa} - Por um 2015 mais desapegado

Sabe aquelas casas que estão sempre organizadas, que tudo tem seu lugar, e que são super fáceis de limpar?


#Sonho


Pois é, minha casa NÃO é assim! Snif... =(
Mas, como tudo nessa vida, precisei fazer uma auto-análise para descobrir aonde estava o erro da coisa, já que sempre estou arrumando, organizando, mas parece que as coisas "brotam do chão"! HAHAHAHA... Então, vamos bem lá no começo de tudo...



Minha mãe vem de uma família muito pobre e sempre se sacrificou muito para ter cada coisinha dela, desde perfume até móveis da casa. Por ter vivido uma infância cheia de privações, ela acabou herdando da minha avó a crença de que "quem guarda sempre tem". Realmente, para a realidade delas, em que tudo faltava, até comida, nada podia ser desperdiçado, jogado fora. Afinal de contas, "uma hora você vai precisar justamente daquilo que você se desfez" - essa é uma frase que é A CARA da minha mãe.
E ela cresceu assim, guardando coisinhas "para o caso de precisar". Assim como foi minha avó, até morrer ela guardava coisinhas. Tinha até dó de usar os cremes, perfumes e roupas que ganhava. Estava tudo carinhosamente guardado.


Daí que eu, que cresci ouvindo essas afirmações, acabei ficando um tanto possessiva com minhas coisas. Tinha dó de jogar fora, mesmo quando algo estava quebrado, tinha dó de me desfazer de algo, mesmo que eu não usasse ou não quisesse mais no momento, porque lá na frente eu poderia querer, ué...


Mas, ao mesmo tempo, sempre gostei de presentear as pessoas.
Sempre foi um prazer pra mim!
Até hoje minha mãe conta que, com 5/6 anos, dei minha coleção de Bonecas Chuquinhas pra uma vizinha. Já que minha amiga não tinha bonecas, dei as minhas pra ela! Minha mãe chegou do trabalho e eu não tinha mais bonecas. Simples assim. Hehehe...

Eu amava! ♥

Então, sempre fui essa louca que quer tudo, mas também quer compartilhar...
Trabalhei isso em mim, mas ainda falta muito pra ser como gostaria.
E, essa história toda é pra compartilhar com vocês que preciso desapegar!


Cansei de ter tranqueiras "escondidas" em caixas na parte de cima dos armários, na parte de baixo da cama, em prateleiras, cômodas, etc, etc, etc... De vez em quando faço "uma limpa" e doo bastante coisa, e jogo fora outro tanto, mas sempre é uma quantidade muito insignificante se comparar o restante que fica lá, entulhado... Mesmo assim, acho uma delícia esse exercício de me desfazer das coisas! Dá uma leveza, uma alegria... Parece até que o dia fica mais bonito! Sério!

O problema nem é o tamanho da minha casa, que é pequena. Como disse a Micaela, do Santa Ajuda: "só tenha o que você pode guardar!"
E essa virou uma das minhas metas para o ano que vem: só ter o que eu posso guardar. E não é guardar escondido, em caixinhas e em potes, não! É o que der para armazenar de forma tranquila, sem bagunçar nada.

- Dose mega extra, por favor!

Não sei se alguém aí se identifica com meu jeito compulsivo de ser, mas quem tiver sugestões bacanas para melhorar esse péssimo hábito, vou amar ouvir cada dica!
Sei que vai ser muito difícil me livrar de tanta coisa para chegar no ponto que quero. Vai ser MUITO difícil! Algumas coisas têm valor sentimental, e outras, bem... as que não tem esse valor todo a gente sempre valoriza mais pra se enganar, né? Essa é a verdade...

As imagens dessas casas maravilhosas são para inspirar a todos nós!


Por um 2015 mais desapegado PRA TODO MUNDO!!!


AQUI tem dicas bacaninhas de como praticar o desapego!


***
Imagens: abeautifulmess.com, hgtv.com, fashionismo.com.br, fashionismo.com.br, domainehome.com, thedesignfiles.net, revistacasaejardim.globo.com, designindulgences.com, marcelinopsi.blogspot.com.br, gepazebem.org, glambox.com.br, sibrinquedos.blogspot.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário