02 fevereiro 2015

{Livro do mês} - Mentes Consumistas

Uma das minhas metas para esse ano foi ler um livro por mês.
O livro de Janeiro foi:


Tudo a ver com minha vontade de desapegar, né?

A SINOPSE:

"Você se considera consumista?

A maior parte dos objetos que adquire acaba encostada, sem uso?

Seus gastos exagerados já lhe causaram problemas financeiros?

Se sua resposta foi sim para alguma dessas questões, você pode sofrer de um transtorno comportamental cada vez mais comum nos dias de hoje: a compulsão por compras.

O comprador compulsivo é insaciável. Seu prazer não está na posse ou no usufruto dos objetos, mas no efêmero ato da compra. A pessoa nessa condição vive em função da compra, algo que gera um sofrimento profundo e pode, até mesmo, comprometer seu orçamento e também o de seus familiares.

Com o estilo que a tornou um fenômeno editorial — a venda de seus livros ultrapassou 1,5 milhão de exemplares no Brasil —, a médica psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do best-seller Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado, volta suas atenções agora para a dinâmica da mente consumista, apontando soluções para lidar com a compulsão por compras e alertando para a inversão de valores de uma sociedade que confunde consumo com promessa de felicidade."

MINHAS IMPRESSÕES:

Achei a abordagem super interessante. Uma leitura de fácil compreensão. A autora aborda o tema de maneira profunda e mostrando todas as armadilhas do consumismo, que nos leva às compulsões, tão comuns nos tempos de hoje. As dicas são realmente úteis, tanto para que tem um problema sério a ser trabalhado, como para quem quer se livrar de maus hábitos consumistas. E não tem aquela apelação costumeira em livros de auto ajuda. Aliás, esse não é um livro de auto ajuda. Ele é um livro de psicologia, com embasamento na vivência e estudos da Dra. Ana com seus pacientes.


"...os compulsivos por compras, de forma um pouco diversa dos demais transtornos compulsivos, acabam por confundir sua frágil identidade com a logomarca dos produtos que adquirem. Colocam a mente em um jogo manipulador e perverso que torna o ter sinônimo do ser. Julgam sua identidade e seus afetos pelo que podem adquirir e oferecer aos demais e, assim, vivem numa espiral de angústia e insatisfação, feito pinturas esmaecidas pelo tempo."

Às vezes a gente se rende a compulsões, como compras ou comida, e qualquer ajuda para resolver esse problema, é muitíssimo bem vinda...
O livro me levou à reflexão sobre como eu gasto, sobre quais os gatilhos que me descontrolam em certas ocasiões e, conhecendo-os, tenho mais sucesso em controlá-los.
Desde que comecei a leitura, confesso que venho muito mais moderada nas minhas compras e tenho me policiado mais quando o impulso chega. Agora, resta a mim dar continuidade nessa nova vida de compras conscientes.
Eu amei e super recomendo!

***
Para mais informações, é só entrar no site da Dra. Ana Beatriz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário